Sua casa está entulhada de brinquedos?
Maria Montessori, disse que crianças com poucos brinquedos são mais calmas e mais felizes. O que então fazer com tantos brinquedos?
Veja dicas de como mudar isso!
Priorize
Existe uma distinção básica entre os brinquedos, que podem ser separados entre aqueles que “não precisam da criança” e os que “precisam da criança”.
Os primeiros não trazem interação com as crianças, servindo como um show com luzes e sons, tornando a criança um observador passivo do brinquedo. Já os segundos são considerados “educativos” ou “criativos”, que demandam a interação da criança.
Priorize os brinquedos criativos e pedagógicos
Rodizio de brinquedos
O excesso de opções de brinquedos de uma só vez pode causar um excesso de informações e estímulos mentais. Além disso, muitos brinquedos reduzem a qualidade da brincadeira. Observe os interesses de seu filho e guarde os outros brinquedos. Ele melhorará o foco, apreciará e cuidará mais os brinquedos. Depois de alguns dias faça novamente o rodízio. Esta é uma ferramenta do método Montessori
Organize
Deixe um espaço demarcado para os brinquedos, se possível, em prateleiras ou caixas baixas para que a criança tenha fácil acesso.
Um local bem caprichado para os livros traz organização e valorização, fazendo com que as crianças os valorize mais.
Divida os brinquedos por tipo para que a criança consiga aprender que coisa ocupa um lugar especifico no mundo e que a realidade é classificada em categorias claras e previsíveis.
Conserte
Separe os brinquedos quebrados. Verifiquem se pode ser reparado, transformando esse processo em uma lição.
Doe
Selecionem os brinquedos que não são mais para a idade ou que não estão mais em uso e doe para quem precisa.