BLOG
Aqui você vai poder acompanhar todas as nossas postagens sobre a área, fique por dentro de tudo

Estudo afirma que a atividade física é essencial para o desenvolvimento das crianças

Atividade Física com Crianças
Quando incentivadas a realizarem atividades físicas desde cedo, as crianças crescem com mais chances de praticar esportes, é o que diz o artigo Association between sports participation, motor competence and weigth status: A longitudinal study (Associação entre participação nos esportes, com..petência motora e IMC: um estudo longitudinal – em tradução livre)...

Quando incentivadas a realizarem atividades físicas desde cedo, as crianças crescem com mais chances de praticar esportes, é o que diz o artigo Association between sports participation, motor competence and weigth status: A longitudinal study (Associação entre participação nos esportes, competência motora e IMC: um estudo longitudinal – em tradução livre), que contou com a participação de Alessandro Hervaldo Nicolai Ré, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, 2017.

Para o professor, é muito importante propiciar oportunidades adequadas de participação em esportes e desenvolver habilidades motoras durante a infância, o que, com certeza, incentivará a prática da atividade física nos anos posteriores, impactando positivamente na qualidade de vida e no combate a uma série de doenças associadas ao sedentarismo. “A promoção da atividade física e esportiva na infância é uma importante estratégia de saúde pública”, destaca o professor Nicolai Ré.

A OMS (organização mundial da saúde) recomenda ao menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia para crianças e adolescentes e se engana quem acha que os benefícios se limitam apenas ao corpo. Além de ser uma das principais aliadas para prevenir obesidade, a atividade física ainda ajuda as crianças a terem um boa noite de sono, diminuir o risco de lesões precoces, contribui para o desenvolvimento motor e diminuir o risco de depressão.

São Paulo e Pernambuco participaram do estudo, assim como algumas cidades dos Estados Unidos e da Austrália, que desenvolvem outros estudos sobre o tema. Pesquisadores dos três países dedicaram dois anos acompanhando crianças dos 3 aos 5 anos. No Recife, por exemplo, 292 crianças foram acompanhadas.

Os participantes foram separados em dois grupos, em que um realizavam alguma atividade esportiva formal e outro não. Em todos os casos, foram avaliados a competência motora e o Índice de Massa Corporal (IMC) no início do estudo e dois anos depois.

Com o estudo, Nicolai e seus colegas puderam constatar que as crianças que já realizam alguma atividade física no início do estudo apresentavam melhores índices de competência motora e um IMC mais adequado para a idade, além de terem 21% a mais de chance de continuarem frequentando atividades físicas após o término da pesquisa.

Além disso, os pesquisadores perceberam que a família que incentiva e apoia suas crianças a praticarem esportes desde a infância se destaca e torna fundamental para o bom desenvolvimento da criança. O local onde mora e a escola também são importantes nesse processo.

Mas Nicolai afirma, ainda, que não é só praticar esportes. Durante a infância, a criança deve praticar alguma atividade que desenvolva suas capacidades motoras, mentais e que também desperte prazer, afinal das contas, crianças devem se divertir e brincar é essencial.

A Bem Me Que Sports é uma Assessoria esportiva que acredita no esporte como um fator essencial para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes, e oferece uma extensa grade de modalidades. Que auxiliam no incentivo da prática, de maneira lúdica

Conheça a BMQ Sports! Fale com a gente!

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados

Casal Correndo
Atividade Física

Atividade Física: frequência vale mais que quantidade

Em pesquisa realizada na Austrália, em parceria com universidades japonesas, cientistas testaram as diferenças entre se exercitar um pouco todos os dias ou em longos períodos uma vez por semana.

Em um estudo publicado no periódico Escandinávia Journal of Medicine and Science in Sports, cientistas da Universidade Edith Cowan, na Austrália, em parceria com duas universidades japonesas…

Leia mais

CONTATO

(11) 3044-1108 | (11) 98519-1044

comercial@bmqsports.com.br

BEM ME QUER SPORTS ©️ 2023. Todos os direitos reservados | Feito com carinho pela B. Agency Brasil

plugins premium WordPress