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A história sobre a Disciplina Positiva

O modelo parental em Disciplina positiva e Liderança na Sala de Aula é baseado na teoria de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs em meados de 1930. Inicialmente, Dr. Adler apresentou a ideia de educação sobre a criação de filhos em 1920.

Baseado no Website: www.positivediscipline.org/about-positive-discipline com colaboração de Fernanda Lee, M. A. Ed.

O modelo parental em Disciplina positiva e Liderança na Sala de Aula é baseado na teoria de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs em meados de 1930. Inicialmente, Dr. Adler apresentou a ideia de educação sobre a criação de filhos em 1920. Ele defende o princípio de que todas as crianças devem ser tratadas respeitosamente, mas também alertou que mimar e fazer tudo pela criança não eram formas saudáveis e nem encorajadoras, o que resultava em problemas sociais e de comportamento nas crianças.

As estratégias na sala de aula, que foram apresentadas inicialmente em Viena por volta de 1920, foram levadas aos Estados Unidos pelo Dr. Dreikurs em meados de 1930. Dreikurs e Adler descrevem uma abordagem democrática sendo gentil e firme ao mesmo tempo, tanto dentro de casa, quanto na sala de aula.

O livro mais conhecido de Adler “The Practice and Theory of Individual Psychology” (1923), descreve a sua teoria em Psicologia Individual. Ele atesta que cada pessoa é única e nenhuma outra teoria apresentada na história da psicologia tinha levado em consideração todos os tipos de pessoas. A teoria de Adler inclui quatro aspectos: o desenvolvimento da personalidade, o movimento do ser a caminho da superioridade (no sentido de autovalor e superar as dificuldades), saúde mental e a unidade da personalidade (a criança não pode ser separada do contexto social, e que a criança define suas crenças através da sua percepção única, ou “lógica privada”).

Adler acreditava que todos os seres humanos têm direito a dignidade e ao respeito, incluindo as crianças. Todas as pessoas focam principalmente em manter o controle de suas vidas, a autorealização, e que há uma força única (ou motivação) de trás de todo o comportamento. Um dos aspectos mais importantes de sua teoria é que devemos olhar a criança além do comportamento. Adler defendia que todo que todo o ser humano se comporta de maneira a contribuir e a ser aceito no seu ambiente social. Quando as crianças não se sentem aceitas ou não se sentem importantes, o mau comportamento emerge como um pedido de ajuda para sentir este pertencimento e se sentir importante. Adler não é behaviorista, ele representa a Terceira Força, o Humanismo. As suas teorias têm sido comprovadas com a ajuda da neurociência. Estudos científicos como:

  •  Dr. Daniel Siegel, professor de psiquiatria clínica da UCLA: em sua demonstração o “cérebro na palma da mão” (descrito em seu livro Parenting Inside Out) reforça o que Adler falava sobre educar sem usar o medo ou a humilhação como estratégias na sala de aula, e Adler reforçava que erros devem ser usados como ótimas oportunidades de aprendizagem.
  • Dr. Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford: em seu estudo sobre motivação intrínseca e extrínseca dos alunos, é consistente com os princípios de capacitação da criança através dos seus erros e das suas tentativas.
  •  Daniel Pink, autor do livro Drive, escreve que os três fatores motivacionais do ser humano não são recompensas, mas assim: autonomia (o desejo de dirigir a própria vida), maestria (a necessidade de se tornar cada vez melhor em algo relevante) e propósito (fazer parte ou algo por uma causa maior do que nós mesmos), o que é consistente aos princípios de Adler em auto realização.
  • Jean Piaget, em sua teoria de desenvolvimento cognitivo de crianças, em seu experimento de conservação (o experimento clássico dos copos de água), mostra como este conceito se relaciona com os princípios de Adler sobre a ineficácia de dizer “não” para crianças menores que 5 anos.
  • Erik Ericson e as etapas do desenvolvimento: Esta teoria é muito consistente com os conceitos de Adler de como os estilos de liderança dos adultos podem influenciar as crianças, e como podemos expandir a consciência através de autoconhecimento dos adultos quando realizam a atividade “As Prioridades do Estilo de Vida/Liderança” nos cursos de Disciplina Positiva.

Em 1980, Jane Nelsen e Lynn Lott participaram de um workshop liderado por Johh Taylor. Lynn começou a treinar seus estagiários fazendo uso de dinâmicas de grupo, o que resultou no primeiro Manual de Educação Parental (Teaching Parenting Manual). Jane, na época, era a diretora do projeto ACCEPT (Adleriam Counseling Concepts for Encouraging Parents and Teachers), um projeto que recebeu subsídios federais e recebeu status como modelo enquanto ainda estava em fase de desenvolvimento. Jane escreveu e publicou o primeiro livro em 1981 “Positive Discipline”. Em 1988, Jane e Lynn colaboraram na autoria do livro “Positive Discipline for Teenagers”, e começaram a dar aulas e vivências para pais e ensinarem estratégias de liderança para professores aplicarem na sala de aula.

A Bem Me Quer Sports adota a filosofia da Disciplina Positiva para treinamento de sua equipe de professores e gestores.

Acreditamos em firmeza e gentileza para obter os melhores resultados em sala de aula.

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