A palavra “disciplina” vem diretamente do latim disciplina, que até o século XI foi usada para se referir a ensinar, aprender e dar instruções. Assim, desde o princípio, “disciplinar” significa “ensinar”.
Hoje em dia, a maioria das pessoas associa apenas punições ou castigos à prática da disciplina.
Lembre-se: sempre que disciplinamos nossos filhos e alunos, nosso objetivo global não é punir ou castigar, mas ensinar. A raiz de “disciplina’’ é a palavra discípulo, que significa aluno, pupilo e aprendiz. Um discípulo, aquele que recebe a disciplina, não é prisioneiro nem alguém sendo punido, mas aquele que aprende por meio de instruções. A punição pode interromper um comportamento de curto prazo, mas ensinar e oferecer habilidades que duram a vida toda.
Essencialmente, queremos que os pais e professores comecem a pensar em disciplina como uma das coisas mais amorosas e protetoras que se pode fazer pelas crianças. Nossos filhos e alunos precisam aprender habilidades tais como inibir impulsos, administrar sentimentos de raiva e levar em consideração o impacto de seus comportamentos sobre os outros. Eles precisam aprender questões essenciais sobre vida e relacionamentos, e se você for capaz de lhes fornecer isso, estará oferecendo um presente importante não apenas para os seus filhos e alunos, mas para toda a sua família e até mesmo para o resto do mundo.
A disciplina eficaz visa a dois objetivos principais. O primeiro é, evidentemente, fazer com que nossos filhos cooperem e façam a coisa certa. Queremos que se comuniquem de maneira respeitosa. Para uma criança pequena atingir a cooperação, pode envolver fazê-la segurar sua mão ao atravessar a rua. Já para uma criança maior, pode significar resolver problemas, como realizar as tarefas de casa com mais rapidez, ou aprender a respeitar os amigos. Esse é o objetivo de curto prazo da disciplina.
E nós queremos muito mais do que cooperação.A palavra “disciplina” vem diretamente do latim disciplina, que até o século XI foi usada para se referir a ensinar, aprender e dar instruções. Assim, desde o princípio, “disciplinar” significa “ensinar”.
Hoje em dia, a maioria das pessoas associa apenas punições ou castigos à prática da disciplina.
Lembre-se: sempre que disciplinamos nossos filhos e alunos, nosso objetivo global não é punir ou castigar, mas ensinar. A raiz de “disciplina’’ é a palavra discípulo, que significa aluno, pupilo e aprendiz. Um discípulo, aquele que recebe a disciplina, não é prisioneiro nem alguém sendo punido, mas aquele que aprende por meio de instruções. A punição pode interromper um comportamento de curto prazo, mas ensinar e oferecer habilidades que duram a vida toda.
Essencialmente, queremos que os pais e professores comecem a pensar em disciplina como uma das coisas mais amorosas e protetoras que se pode fazer pelas crianças. Nossos filhos e alunos precisam aprender habilidades tais como inibir impulsos, administrar sentimentos de raiva e levar em consideração o impacto de seus comportamentos sobre os outros. Eles precisam aprender questões essenciais sobre vida e relacionamentos, e se você for capaz de lhes fornecer isso, estará oferecendo um presente importante não apenas para os seus filhos e alunos, mas para toda a sua família e até mesmo para o resto do mundo.
A disciplina eficaz visa a dois objetivos principais. O primeiro é, evidentemente, fazer com que nossos filhos cooperem e façam a coisa certa. Queremos que se comuniquem de maneira respeitosa. Para uma criança pequena atingir a cooperação, pode envolver fazê-la segurar sua mão ao atravessar a rua. Já para uma criança maior, pode significar resolver problemas, como realizar as tarefas de casa com mais rapidez, ou aprender a respeitar os amigos. Esse é o objetivo de curto prazo da disciplina.
E nós queremos muito mais do que cooperação.